sábado, 14 de maio de 2011

Atividades para alfabetização...



Criando personagem no vidro
 Materiais:
  • vidro ( pode ser de maionese, palmito...)
  • brinquedo pequeno ( carrinho, bonequinha,....)
  • cola super bond
  • purpurina
Procedimentos:
  • Colar o brinquedo na tampa do vidro, deixar secar por um tempo, colocar água e a purpurina.
Atividade pedagógica:
Trabalhar o imaginário, mexer o vidro e observar a purpurina cair, fazer comentários
Criar textos narrativo com o personagem do seu vidro
Fazer seriação de acordo com temáticas dos personagens dos vidros.
Ordenação dos vidros por tamanho

Interdisciplinaridade: cuidados com a água



Caixa surpresa
Levar uma caixa decorada, com objetos dentro. Incentivar a curiosidade mexendo na caixa e perguntando o que há dentro. Deixar todos falarem suas hipóteses, depois abrir para confrontar. Nesse contexto, além da percepção auditiva, trabalha-se a curiosidade e a atenção. Depois usar os objetos para diferentes produções (textos narrativos, poesias, fichas didáticas, escrita do nome dos objetos, utilidade ...)

Fotos da família
Montar uma linha do tempo da criança com fotos junto com seus familiares;
descrever oralmente essas fotos e seus significados;
escrever o que significa "família" para cada um;
montar um mural;
construir um glossário com os nomes repetidos( organizar os nomes na ordem alfabética, ficha didática com letra cursiva e de impressa...)

O jogo do ABC:
As crianças dividas em dois grupos:
  • um grupo recebe a letra inicial de uma palavra;
  • o outro grupo recebe o restante da palavra;
  • cada um deve procurar o seu par, formar a palavra e apresentá-la ao grupo
Sugestões: Depois desse momento, colar a palavra, escrever o nº de letras, de vogais, de consoantes e de sílabas; organizar um glossário ilustrado com as letras e construir novas palavras, frases e textos.

Frases malucas
Montar um livro de uma determinada história. Uma frase por página.
Cada um recebe um saco com uma frase com as palavras recortadas. Os papéis devem ser colados na ordem que são retirados do saco.
Ler a frase que formou e ilustrar.
Em seguida escrever na ordem certa das palavras.

Saco sortido
No saco deve ter letras, encontros consonantais e dígrafos.
Cada aluno ao ser chamado, pega um cartão lê e escreve no quadro uma palavra com o que sorteou.
Depois, pode ser feito o jogo do "Pim", com vogais e consoantes
Caça palavras com as palavras escritas, seguindo pistas, como nº de letras, de sílabas, constituição da palavra - borboleta CVCCVCVCV -

Momento significativo da semana
Na sexta-feira, após o recreio criar um momento significativo para a turma. Esse momento pode ser uma atividade de leitura (contação de história), escrita dos glossários trabalhados na semana, matemática, artes e de interrelação(jogo).
Serve para a criança recapitular os conteúdos trabalhados fazendo um feedback semanal com um produto final que poderá ser guardado no portfólio para futura avaliação.

Avaliação do aluno na semana
Confeccionar uma ficha para o aluno ir marcando os itens em:
(    ) sim      (    ) não      (       ) em parte
  • completou todas as tarefas;
  • chegou e saiu na hora combinada;
  • cooperou com a limpeza e organização da sala;
  • esperou a sua vez para participar das atividades;
  • soube cumprir os acordos  da turma, do jogo ou da atividade;
  • respeita os colegas e a professora;
Essa atividade serve para que a criança percebe o seu rendimento, aprenda a ter limites e trabalha a memória, buscando o que foi trabalhado na semana.


Brincando com letras e números
Todos sentados em círculo, com um crachá contendo uma letra do alfabeto e o número que ela corresponde na ordem alfabética, por exemplo:
A-1     B-2  ...
Começa a brincadeira da seguinte maneira:
  • sorteia-se um nº e o aluno que tem o número, deve levantar e dizer um nome que começa com a letra correspondente ;
  • sorteia-se  duas letras e os alunos que levantam o crachá e respondem a soma ou subtração ou multiplicação dos números que correspondem essas letras, quem dá a resposta certa marca ponto;
  • também pode ser sorteado letras ou números e pedir para os alunos dizerem ( nomes de lugares, de pessoas, de frutas, ou dos glossários estudados)
Caça aos números
  • Material: vários cartões numerados até 50, ou mais de acordo com o nível da turma;
  • Procedimentos: Dividir as crianças em equipes e, ao sinal do educador, elas vão procurar os cartões antecipadamente escondidos;
  • ganha o grupo que somar mais pontos com os cartões encontrados
Depois fazer atividades de fixação com ficha didática do jogo.

5 comentários:

  1. gostei muito destas atividades, pois trabalho com EI e dá para adaptar a idade dos pequeninos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as sugestões. Creio que precisamos publicar nossas experiências,para que outros possam se inspirar, e fazer trabalhos que valorizem a participaão dos alunos. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Nara! Gostei das atividades que foram postadas para alfabetização, precisamos de trabalhos diversificados que nem esses. A forma de avaliar o aluno na semana também é uma ótima sugestão. Continuamos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nara! Concordo plenamente com o Nilo, as atividades que postastes referente ao processo de alfabetizção são excelentes! Com certeza contribuirão e muito com colegas que atuam especificamente nessa área.
    Bons exemplos e experiências são para serem seguidos.
    Beijos

    ResponderExcluir