sábado, 14 de maio de 2011



Frases, pensamentos e reflexões


Eu não sou você
Você não é eu
Eu não sou você
Você não é eu
Mas sei muito de mim
Vivendo com você
E você, sabe muito de você vivendo comigo?
Eu não sou você
Você não é eu
Mas procurei comigo e me vi
enquanto olhava para você
Na sua, minha, insegurança
Na sua, minha desconfiança
Na sua, minha, competição
Na sua, minha, birra infantil
Na sua, minha, omissão
Na sua, minha, firmeza
Na sua, minha, impaciência
Na sua, minha, prepotência
Na sua, minha, fragilidade doce
Na sua, minha, mudez aterrorizada
E você se encontrou e se viu, enquanto olhava para mim?
Eu não sou você
Mas foi vivendo minha solidão
que conversei com você
E você conversou comigo na sua solidão
ou fugiu dela, de mim e de você?
Eu não sou você
Você não é eu
Mas sou mais eu, quando consigo
lhe ver, porque você me reflete
No que eu ainda sou
No que já sou e
No que quero vir e ser...
Eu não sou você
Você não é eu
Mas somos um grupo, enquanto
somos capazes de, diferentemente,
eu ser eu, vivendo com você e
você ser você, vivendo comigo.   (Madalena Freire) 


 
"Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos" (Pitágoras)

"Ouvir é do campo dos sentidos e escutar é do campo do inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A escuta é muitas vezes silenciosa, escuta-se o não-verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação" (Mozart)

"O senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olhai mais o amor com são feitas." (Santa Teresa de Ávila)

"Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que eu vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo." (Confúcio)

"Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo para crescer." ( Rubem Alves)

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contari sobre os instrumentos que fazem a música. Aí encantada com a beleza da música, ela mesma lhe pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes." ( Rubem Alves)

"Ler não é mais uma marca de sabedoria, mas de cidadania".(Emilia Ferreiro)

"Todo o conhecimento começa com o sonho. O conhecimento nada mais é que há aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas do corpo, como a água brota das profundezas da terra. Como o mestre. Só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me os seus sonhos para que sonhemos juntos!" (Rubem Alves)





Um comentário:

  1. Pitágoras nos deixou, não um pensamento, mas podemos dizer que um pedido:
    "Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos."Como bem citaste em teu blog. Me identifiquei muito com teu trabalho, pois podemos sentir teu envolvimento e dedicação.Confesso que indiquei o endereço do teu blog para algumas colegas que conheço que trabalham com pré-escola e 1° ano, é sempre possível adaptarmos as ideias as nossas necessidades.
    Adorei, parabéns!!!

    ResponderExcluir