terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfabetização

O termo alfabetização, para Magda Soares ( 2000, p. 47 ), trata-se da "ação de ensinar/aprender a ler e escrever".

No entanto a transposição do termo alfabetização para outros campos é bem frequente quando se trata de ensinar outros códigos. Assim, na falta de outro termo, perde-se um pouco seu sentido etimológico ligado à letra para associá-la ao aprendizado inicial de outros signos.

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia - do conjunto de técnicas - para escrever a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos. (Ribeiro, 2003, p. 91 )

Há algum tempo, descobriram no Brasil, que se poderia usar a expressão letramento.  Eo que aconteceu com a alfabetização? Virou sinônimo de decodificação. Letramento passou a ser o estar em contato com distintos tipos de texto, o compreender o que se lê. Isso é um retrocesso. Eu me nego a aceitar um período de decodificação prévio àquele em que se passa a perceber a função social do texto. Acreditar nisso é dar razão à velha consciência fonológica (Ferreiro, 2003, p. 30 ).

Porque alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo que é importante também aproximá-los: a distinçaõ é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especifiicidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e se reconfigura no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele (Soares, 2003, p. 90 ).

Letramento digital se refere a capacidade de adquirir conhecimento das práticas sociais de uso da tecnologia, compreendendo diversos usos e funções.

No entanto, estamos sendo desafiados para inserir os nossos educandos no mundo das letras, propondo atividades que eles façam uso delas em diferentes mídias, sabendo interagir nesses contextos. Realizando isso, estamos alfabetizando e letrando analogicamente e digitalmente.

Referências:
artigo: Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. Silvia M. Gasparian Colello, publicado no curso on-line "A criança de 6 anos no Ensino Fundamental", da editora Moderna

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital - aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª edição. Belo Horizonte:Autêntica Editora, 2007.

3 comentários:

  1. A TECNOLOGIA E FUNDAMENTAL PARA AS PESQUISAS E OS ESTUDOS.
    ADOREI SEU BLOG!!!!!!!!!!.
    PEDRO E LUIS

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  2. A TECNOLOGIA E FUNDAMENTAL PARA OS ESTUDOS NÃO PARA OS JOGOS.
    PEDRO LUCHO

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