terça-feira, 17 de maio de 2011





Frases, pensamentos e reflexões




" O diálogo pertence à natureza do se humano, enquanto ser de comunicação. O diálogo sela o ato de aprender, que nunca é individual, embora tenha uma dimensão individual." (Paulo Freire)

"O professor não ensina mas arranja modos de a própria criança descobrir, criando situações problemas."(Jean Piaget)

"O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seu sonho." ( Paulo Freire)

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino." (Paulo Freire)

"O caminho se faz caminhando." ( Paulo Freire)

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

"A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos."(Martinho Lutero)

" O aluno aprende a fazer-se homem em contato com seus mestres, e, portanto, o mestre é sempre um modelo a seguir."(Rousseau)

" Aquele que possui vontade de mudar o mundo, deve começar mudando a si mesmo." (Platão)



"Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos" (Pitágoras)


"Ouvir é do campo dos sentidos e escutar é do campo do inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A escuta é muitas vezes silenciosa, escuta-se o não-verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação" (Mozart)


"O senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olhai mais o amor com são feitas." (Santa Teresa de Ávila)


"Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que eu vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo." (Confúcio)


"Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo para crescer." ( Rubem Alves)


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contari sobre os instrumentos que fazem a música. Aí encantada com a beleza da música, ela mesma lhe pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes." ( Rubem Alves)







Aproveitar tirinhas da HQs para debater assuntos diversos na sala de aula, proporcionando a multidisciplinaridade.

sábado, 14 de maio de 2011

Atividades para alfabetização...



Criando personagem no vidro
 Materiais:
  • vidro ( pode ser de maionese, palmito...)
  • brinquedo pequeno ( carrinho, bonequinha,....)
  • cola super bond
  • purpurina
Procedimentos:
  • Colar o brinquedo na tampa do vidro, deixar secar por um tempo, colocar água e a purpurina.
Atividade pedagógica:
Trabalhar o imaginário, mexer o vidro e observar a purpurina cair, fazer comentários
Criar textos narrativo com o personagem do seu vidro
Fazer seriação de acordo com temáticas dos personagens dos vidros.
Ordenação dos vidros por tamanho

Interdisciplinaridade: cuidados com a água



Caixa surpresa
Levar uma caixa decorada, com objetos dentro. Incentivar a curiosidade mexendo na caixa e perguntando o que há dentro. Deixar todos falarem suas hipóteses, depois abrir para confrontar. Nesse contexto, além da percepção auditiva, trabalha-se a curiosidade e a atenção. Depois usar os objetos para diferentes produções (textos narrativos, poesias, fichas didáticas, escrita do nome dos objetos, utilidade ...)

Fotos da família
Montar uma linha do tempo da criança com fotos junto com seus familiares;
descrever oralmente essas fotos e seus significados;
escrever o que significa "família" para cada um;
montar um mural;
construir um glossário com os nomes repetidos( organizar os nomes na ordem alfabética, ficha didática com letra cursiva e de impressa...)

O jogo do ABC:
As crianças dividas em dois grupos:
  • um grupo recebe a letra inicial de uma palavra;
  • o outro grupo recebe o restante da palavra;
  • cada um deve procurar o seu par, formar a palavra e apresentá-la ao grupo
Sugestões: Depois desse momento, colar a palavra, escrever o nº de letras, de vogais, de consoantes e de sílabas; organizar um glossário ilustrado com as letras e construir novas palavras, frases e textos.

Frases malucas
Montar um livro de uma determinada história. Uma frase por página.
Cada um recebe um saco com uma frase com as palavras recortadas. Os papéis devem ser colados na ordem que são retirados do saco.
Ler a frase que formou e ilustrar.
Em seguida escrever na ordem certa das palavras.

Saco sortido
No saco deve ter letras, encontros consonantais e dígrafos.
Cada aluno ao ser chamado, pega um cartão lê e escreve no quadro uma palavra com o que sorteou.
Depois, pode ser feito o jogo do "Pim", com vogais e consoantes
Caça palavras com as palavras escritas, seguindo pistas, como nº de letras, de sílabas, constituição da palavra - borboleta CVCCVCVCV -

Momento significativo da semana
Na sexta-feira, após o recreio criar um momento significativo para a turma. Esse momento pode ser uma atividade de leitura (contação de história), escrita dos glossários trabalhados na semana, matemática, artes e de interrelação(jogo).
Serve para a criança recapitular os conteúdos trabalhados fazendo um feedback semanal com um produto final que poderá ser guardado no portfólio para futura avaliação.

Avaliação do aluno na semana
Confeccionar uma ficha para o aluno ir marcando os itens em:
(    ) sim      (    ) não      (       ) em parte
  • completou todas as tarefas;
  • chegou e saiu na hora combinada;
  • cooperou com a limpeza e organização da sala;
  • esperou a sua vez para participar das atividades;
  • soube cumprir os acordos  da turma, do jogo ou da atividade;
  • respeita os colegas e a professora;
Essa atividade serve para que a criança percebe o seu rendimento, aprenda a ter limites e trabalha a memória, buscando o que foi trabalhado na semana.


Brincando com letras e números
Todos sentados em círculo, com um crachá contendo uma letra do alfabeto e o número que ela corresponde na ordem alfabética, por exemplo:
A-1     B-2  ...
Começa a brincadeira da seguinte maneira:
  • sorteia-se um nº e o aluno que tem o número, deve levantar e dizer um nome que começa com a letra correspondente ;
  • sorteia-se  duas letras e os alunos que levantam o crachá e respondem a soma ou subtração ou multiplicação dos números que correspondem essas letras, quem dá a resposta certa marca ponto;
  • também pode ser sorteado letras ou números e pedir para os alunos dizerem ( nomes de lugares, de pessoas, de frutas, ou dos glossários estudados)
Caça aos números
  • Material: vários cartões numerados até 50, ou mais de acordo com o nível da turma;
  • Procedimentos: Dividir as crianças em equipes e, ao sinal do educador, elas vão procurar os cartões antecipadamente escondidos;
  • ganha o grupo que somar mais pontos com os cartões encontrados
Depois fazer atividades de fixação com ficha didática do jogo.


Frases, pensamentos e reflexões


Eu não sou você
Você não é eu
Eu não sou você
Você não é eu
Mas sei muito de mim
Vivendo com você
E você, sabe muito de você vivendo comigo?
Eu não sou você
Você não é eu
Mas procurei comigo e me vi
enquanto olhava para você
Na sua, minha, insegurança
Na sua, minha desconfiança
Na sua, minha, competição
Na sua, minha, birra infantil
Na sua, minha, omissão
Na sua, minha, firmeza
Na sua, minha, impaciência
Na sua, minha, prepotência
Na sua, minha, fragilidade doce
Na sua, minha, mudez aterrorizada
E você se encontrou e se viu, enquanto olhava para mim?
Eu não sou você
Mas foi vivendo minha solidão
que conversei com você
E você conversou comigo na sua solidão
ou fugiu dela, de mim e de você?
Eu não sou você
Você não é eu
Mas sou mais eu, quando consigo
lhe ver, porque você me reflete
No que eu ainda sou
No que já sou e
No que quero vir e ser...
Eu não sou você
Você não é eu
Mas somos um grupo, enquanto
somos capazes de, diferentemente,
eu ser eu, vivendo com você e
você ser você, vivendo comigo.   (Madalena Freire) 


 
"Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos" (Pitágoras)

"Ouvir é do campo dos sentidos e escutar é do campo do inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A escuta é muitas vezes silenciosa, escuta-se o não-verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação" (Mozart)

"O senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olhai mais o amor com são feitas." (Santa Teresa de Ávila)

"Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que eu vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo." (Confúcio)

"Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo para crescer." ( Rubem Alves)

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contari sobre os instrumentos que fazem a música. Aí encantada com a beleza da música, ela mesma lhe pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes." ( Rubem Alves)

"Ler não é mais uma marca de sabedoria, mas de cidadania".(Emilia Ferreiro)

"Todo o conhecimento começa com o sonho. O conhecimento nada mais é que há aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas do corpo, como a água brota das profundezas da terra. Como o mestre. Só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me os seus sonhos para que sonhemos juntos!" (Rubem Alves)





terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfabetização

O termo alfabetização, para Magda Soares ( 2000, p. 47 ), trata-se da "ação de ensinar/aprender a ler e escrever".

No entanto a transposição do termo alfabetização para outros campos é bem frequente quando se trata de ensinar outros códigos. Assim, na falta de outro termo, perde-se um pouco seu sentido etimológico ligado à letra para associá-la ao aprendizado inicial de outros signos.

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia - do conjunto de técnicas - para escrever a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos. (Ribeiro, 2003, p. 91 )

Há algum tempo, descobriram no Brasil, que se poderia usar a expressão letramento.  Eo que aconteceu com a alfabetização? Virou sinônimo de decodificação. Letramento passou a ser o estar em contato com distintos tipos de texto, o compreender o que se lê. Isso é um retrocesso. Eu me nego a aceitar um período de decodificação prévio àquele em que se passa a perceber a função social do texto. Acreditar nisso é dar razão à velha consciência fonológica (Ferreiro, 2003, p. 30 ).

Porque alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo que é importante também aproximá-los: a distinçaõ é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especifiicidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e se reconfigura no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele (Soares, 2003, p. 90 ).

Letramento digital se refere a capacidade de adquirir conhecimento das práticas sociais de uso da tecnologia, compreendendo diversos usos e funções.

No entanto, estamos sendo desafiados para inserir os nossos educandos no mundo das letras, propondo atividades que eles façam uso delas em diferentes mídias, sabendo interagir nesses contextos. Realizando isso, estamos alfabetizando e letrando analogicamente e digitalmente.

Referências:
artigo: Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. Silvia M. Gasparian Colello, publicado no curso on-line "A criança de 6 anos no Ensino Fundamental", da editora Moderna

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital - aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª edição. Belo Horizonte:Autêntica Editora, 2007.
Alfabetizar letrando

DESCOBRIR                                                                                               
A ESCRITA                                                 USAR A ESCRITA
              APRENDER A ESCRITA